Pesquisas survey e estudo de caso
Os métodos de pesquisa podem ser quantitativos (survey, experimento, etc.), ou qualitativos (estudos de caso, focus group, etc.), devendo sua escolha estar associada aos objetivos da pesquisa. Aborda-se neste trabalho, basicamente, os métodos de pesquisa estudo de caso e survey, principalmente via questionário ou guias de entrevista. Serão enfocadas as características gerais desses dois métodos, assim como alguns aspectos relacionados à amostragem, elaboração do instrumento e estratégia de aplicação. Em suma, discutiremos quais os passos para a elaboração de cada um desses tipos de pesquisa.
2. PESQUISA ESTUDO DE CASO
O estudo de caso é um tipo de pesquisa que está sendo muito utilizado atualmente no campo das Ciências Contábeis e da Administração. Isto, por ela permitir a descrição e o aprofundamento sobre uma dada realidade social. Há definições do estudo de caso como sendo este, um estudo detalhado e sistemático de um ou poucos objetos, fazendo com que se elabore um detalhado e ao mesmo tempo amplo conhecimento. (GIL, 2005)
A pesquisa do tipo estudo de caso se caracteriza pelo estudo verticalizado de um ou poucos casos, sendo que o caso é o objeto de observação, podendo ser uma instituição ou empresa, ou outro fenômeno delimitado no tempo e no espaço, como exemplo: QUANDO OCORRE?; COMO ACONTECE?; Além disso, o método surgiu nas práticas clínicas e tem 3 aspectos principais: intensidade, oportunismo e emprego de procedimentos heterodoxos de análise.
Este tipo de pesquisa tem fundamento quando o pesquisador tem interesse em não apenas discutir o fenômeno observado do ponto de vista teórico, mas também quando se tem o interesse de observá-lo no campo social propriamente dito. Obviamente, a teoria trabalha com o estudo dos dados empíricos (dados coletados de campo, observáveis na realidade) e na sua interpretação, porém, aqui o foco é a construção da pesquisa com base em uma realidade delimitada.
Em resumo, o método consiste em um exame