Poder executivo
EDVANEIDE DA SILVA
GRAZIELLE DA SILVA
GREICY KELLY ALVES
JOVENILDA DOS SANTOS
KARINA RAMOS DUÉLA
MAGDA MAGALI CODÓGNO
PATRÍCIA GOUVEIA CAMPOS
PODER EXECUTIVO
Trabalho de Direito e Cidadania apresentado no curso de Serviço Social da FAPSS SCS, como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação da Professora Rosimeire.
SÃO CAETANO DO SUL
2012
INTRODUÇÃO
No presente trabalho abordamos o conceito de Poder Executivo, o esclarecimento sobre suas competências, sua relação com o Estado, seus representantes, localização na Constituição Federal e outras leis, entre outros pontos importantes para o entendimento do funcionamento do mesmo. Apresentamos também um relatório de visita à Prefeitura de Ribeirão Pires e entrevista com seu respectivo representante, o Prefeito Saulo Benevides para melhor entendimento do tema.
Devido à importância deste assunto, temos como objetivo, levar à sociedade maior compreensão a cerca do tema Poder Executivo, para que, como futuras assistentes sociais ou até mesmo cidadãs, possamos reivindicar nossos direitos e lutar junto à lei, sabendo o que é dever do respectivo órgão e em quais situações podemos recorrer ao mesmo.
Para isso, começamos esclarecendo o surgimento da divisão dos poderes, pelo pensador francês Montesquieu, seguido de uma breve introdução sobre o que é o poder executivo, tema deste trabalho.
Baseando-se nas obras dos filósofos Aristóteles e John Locke, Montesquieu escreveu a obra “O Espírito das Leis”; neste livro o pensador francês aborda um meio de reformulação das instituições políticas através da chamada Teoria dos Três Poderes. Segundo tal hipótese a divisão poderia se colocar como uma solução frente aos desmandos comumente observados no regime absolutista, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal.
O filósofo iluminista foi o responsável por explicar, sistematizar e ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke.