Educação Física Escolar
O conceito de Educação Física muitas vezes se confunde com muitos de seus conteúdos, mas a característica essencial da Educação Física é o movimento. É movimento. Não há Educação Física sem o movimento humano, e isto a distingue das demais disciplinas (OLIVEIRA, 2004, p. 46). A disciplina em questão pode ser oferecida em ambientes formais e não formais. Neste estudo, detalharemos a Educação Física Escolar em escolas públicas do ensino fundamental II do município de Chorozinho-CE. A Educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola é um componente curricular obrigatório da educação básica (BRUNO et al, 2008). Na escola a disciplina oferece possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento nos aspectos físico, social, intelectual e psicológico. Nesse contexto, alguns pontos são importantes destacar para que a aprendizagem seja realmente significativa, como o nível de formação dos profissionais que atuam no ensino fundamental II, o ambiente que as crianças e adolescentes convivem durante as aulas na escola, os materiais disponíveis e as condições físicas para as aulas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais preconizam como um dos objetivos do ensino fundamental, compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repudio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito (BRASIL, 1998).
A Educação Física, inserida no contexto escolar é um direito garantido por lei e um dever do estado. No sistema escolar brasileiro a oferta da educação básica contempla a promoção de disciplinas que em uma base comum promovam o desenvolvimento de várias aprendizagens dentre elas, os conhecimentos abordados dentro da disciplina de Educação Física. O estado oferece o ensino médio e os municípios o ensino fundamental. Vários são os municípios cearenses que oferecem a educação gratuita, dentre