Projeto jogos e brincadeiras
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROFESSORA: LÍVIA CAMARGO
TURMA: PRÉ II – A MATUTINO
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: SETEMBRO A DEZEMBRO
INTRODUÇÃO
O jogo para a criança é o exercício e a preparação para a vida adulta, é através das brincadeiras, seus movimentos, suas interações com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Se a criança aprende brincando, por que então não ensinarmos da maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa e, portanto eficiente, pois a utilização de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem, na educação infantil, são sem dúvida, a solução para se obter resultados positivos no processo de ensino – aprendizagem das crianças.
Os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. Neste sentido, CARVALHO afirma que: "desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais, sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade, portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante." (1992 p14).
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
A partir das observações cotidianas a turminha do Pre II “A” do período matutino do CMEI Pequeno Príncipe, e das interações que as crianças estabelecem