Trabalhos
O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Mas, antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento das “necessidades presentes e futuras de recursos humanos na organização”. Desta forma, Chiavenato (2000) especifica as fases em que ocorre o planejamento do recrutamento.
Fases do Planejamento do Recrutamento.
Segundo Chiavenato (2000) existem três fases no planejamento do recrutamento nomeadamente: pesquisa interna dos recursos humanos necessários; pesquisa externa do que o mercado pode oferecer; e definição das técnicas de recrutamento.
Pesquisa Interna/ Planejamento de Recursos Humanos
Ela refere-se ao levantamento interno das necessidades de recursos humanos da organização em todas as áreas e níveis a curto e a longo prazo.
Este tipo de pesquisa consiste na determinação prévia da quantidade e qualidade dos recursos humanos necessários e das ações que irão possibilitar o alcance dos objetivos da organização.
Pesquisa Externa.
Como o nome já diz pesquisa externa e uma forma de buscar recursos humanos fora da organização. O recrutamento deve diagnosticar e focalizar-se nas fontes de recursos humanos que têm interesse no mercado, concentrando-se assim em “alvos específicos” para direcionar as técnicas de recrutamento.
Segmentar o mercado, ou seja, decompô-lo em diferentes segmen¬tos e localizar as fontes de recrutamento são os aspectos que assumem ênfase na pes¬quisa externa.
O Processo de Recrutamento.
O processo de recrutamento passa por vários momentos que iremos de seguida analisar, nomeadamente: decisão de preenchimento do cargo vago, preenchimento da ficha de pedido de pessoal, definição da função, escolha das técnicas de recrutamento e eventual atração dos candidatos.
Decisão