Resenha
1 – INTRODUÇÃO
2 – RESUMO 1
3 – CRÍTICA 1
4 – CRÍTICA 1 Continuação
5 – RESUMO 2
INTRODUÇÃO
Matéria da revista exame sobre gestão, onde os leitores enviam perguntas e duvidas. E o professor/consultor Vicente Falconi comenta sobre o assunto, e da uma direção para o leitor. Foram analisadas dua situações. Vicente Falconi é um dos mais renomados especialistas em gestão no Brasil e cofundador da consultoria INDG.
Resumo 1:
Um homem de 37 anos que desenvolveu sua carreia em multinacionais, recentemente teve um convite para assumir uma empresa excelente em sua cidade natal, Mas como nesta empresa não existem processos e metas, ele esta na dúvida se aceita ou não o convite, pois neste caso os resultados vão demorar um pouco para aparecer, já que teram de ser implantados. O que fazer?
Leitor anônimo, do rio grande do norte
Falconi comenta:
Já vi centenas de casos como esse, caso verídico – um diretor de vendas muito competente de uma grande empresa, se transfere para outra companhia não consegue bater as metas definidas no momento da sua contratação, e desiste de continuar a tentar. Falconi diz que este é caso é parecido com o do leitor, na segunda empresa não havia uma equipe tão preparada e sistemas tão desenvolvidos como nas primeiras empresas, o papel e a responsabilidade do líder vai alem da capacidade dele mesmo, engloba toda a equipe e os sistemas desenvolvidos sob sua orientação. Todo líder precisa de uma equipe capaz e de processos bem estabelecidospara ter resutados, se isto não esta pronto ele deve construir. O problema é que leva tempo.
Falconi o aconselhou a explicar a pessoa que o contratou que leva tempo para montar uma equipe competente com sistemas estabelecidos, e que pode levar alguns anos com trabalho duro, e que não pode deixar de ser feito. E cita 3 frentes de um líder completo.
1 – metas e métodos para todos
2 – ter participação ativa em todos os aspectos do desenvolvimento de sua equipe, com acompanhamento