Administração da Qualidade
a) Armand Feigenbaum Nasceu em 1922, foi considerado expert em qualidade da General Eletric (Nova Iorque). Concluiu o doutorado em Ciências em 1951. Seta anos depois foi nomeado diretor mundial de produção da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control. Ficou mundialmente conhecido após lançar seu primeiro livro “Total Quality Control”. Sua contribuição foi a introdução da TQM que é uma ideia bastante significativa no cenário administrativo.
b) W. Edward Deming Nascido em Sioux City, Iowa (EUA), em 14 de outubro de 1900, Graduado em engenharia, pós-graduado em matemática e física e com doutorado em estatística é conhecido como o pai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial, considerado um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos. Sua contribuição para a qualidade total é resumida nos “14 pontos”, que inspiraram grandes mudanças em várias empresas que buscavam ser mais competitivas na esfera internacional.
c) Genichi Taguchi Nasceu em 1 º de janeiro de 1924, em Tokamachi, Japão. É engenheiro e estatístico. Foi diretor da Academia Japonesa de Qualidade. A partir da década de 50, desenvolveu um método que empregava a aplicação de procedimentos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados. Sua contribuição foi despertar o interesse de operários e gerentes voltados para as críticas e o desenvolvimento do design do produto, dessa forma focava nas perdas geradas pelos produtos para a sociedade e estimava o tempo dessas perdas desde a fase de distribuição até o final da sua vida útil.
d) Philip B. Crosby Nascido em Wheeling, West Virginia, EUA em 18 de junho de 1926. Iniciou sua carreira profissional na área de qualidade em 1952 após ter servido na Segunda Guerra Mundial e na guerra de Coreia e ter estudado medicina entre as duas