Administração da qualidade
Objetivos:
Ao terminar o estudo deste capítulo, você deverá estar preparado para: * Apresentar e definir o conceito de qualidade. * Relatar sucintamente as principais etapas, ou eras, da história da administração da qualidade. * Descrever as principais técnicas e conceitos da filosofia da qualidade total.
Introdução:
Qualidade é uma palavra que faz parte do dia-a-dia e é muito importante em todos os tipos de organizações. A idéia da qualidade tem uma história muito antiga. Dos filósofos gregos aos chineses, dos renascentistas aos engenheiros e fabricantes da Revolução Industrial, muitas pessoas, no campo do pensamento e da ação, ocuparam-se desse assunto. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. A expansão da produção de massa, que utiliza e produz grandes quantidades de peças virtualmente idênticas, inspirou os estudos dos primeiros especialistas da qualidade industrial. Para os engenheiros e industriais do início do século XX, qualidade era sinônimo de uniformidade ou padronização. Da busca de soluções para o problema da uniformidade exigida pela fabricação massificada, nasceu o controle estatístico da qualidade. Desse ponto de partida, a administração da qualidade passou por diversos estágios, até chegar à administração da qualidade total da atualidade. Shewhart, Feigenbaum, Deming, Juran e Ishikawa, os personagens mais importantes dessa história. Uma vez que o enfoque da qualidade e o modelo japonês de administração estão estreitamente associados.
1- Como definir qualidade? Há muitas definições para a idéia da qualidade. Principais integrantes da escola da qualidade:
Shewhart, Dodge e Romig
- Cartas de controle.
- Controle estatístico da qualidade e controle estatístico de processo.
- Técnicas de amostragem.
- Ciclo PDCA.
Feigenbaum
- Departamento de controle da qualidade.
- Sistema da qualidade e garantia da qualidade.