mercado de capitais
MERCADO DE CAPITAIS
SEGMENTAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO
Professor:
Osni Lima
Jaboatão dos Guararapes
2013
SEGMENTAÇÃO DOS MERCADOS FINANCEIROS
Em qualquer sistema econômico, o papel dos mercados monetários e de capitais, conforme registrado anteriormente consiste em permitir a transferência de recursos poupados por certas unidades a outras unidades que desejam investir e têm oportunidades atraentes para isso. Esses dois grupos de unidades formam, respectivamente, os lados da oferta e da procura de poupanças no mercado. Surge, daí, a necessidade do desenvolvimento e aprimoramento da intermediação financeira. É importante notar que ao nos referirmos ao termo poupança, como neste caso, estamos nos referindo a recursos ociosos, ou seja, recursos que, na verdade, sobram no nosso orçamento e são direcionados para as aplicações; neste caso, poderão ser aplicados nas cadernetas de poupança, fundos, CDB, etc.
MERCADO FINANCEIRO
O setor financeiro da economia é constituído por quatro segmentos, definidos pelos tipos de operações que os caracterizam e pelos fins a que se destinam.
O termo mercado é usualmente empregado na designação destes segmentos. Esta designação resulta da própria essência da intermediação financeira: os intermediários financeiros estão entre os tomadores de recursos, aqueles que exercem a procura por ativos financeiros e os poupadores, que detêm recursos excedentes e exercem a oferta destes excedentes de ativos financeiros. Temos, portanto, a situação típica de um mercado constituído pelas forças da oferta e da procura. Assim, os quatro segmentos do setor financeiro correspondem a quatro mercados:
Mercado monetário
Mercado de crédito
Mercado de capitais
Mercado de câmbio
Mercado Monetário
É neste mercado que se estabelece o nível de liquidez geral da economia, definido pelo suprimento de moeda, em seu conceito estrito e convencional