mercado capital
Trabalho apresentado junto ao curso de Ciência Contábil.
FRANCA/SP
2013
Como se forma um mercado de capitais forte e sua ligação com o desenvolvimento econômico:
Para que ocorram os crescimentos e desenvolvimentos, todas as economias precisam propiciar ao seu agente um nível melhor de vida. Neste sentido observe:
Para que haja a expansão é preciso que as empresas façam investimentos para acumulação de capital produtivo e aumento de sua produtividade. Os investimentos em economia podem ser considerados a mola propulsora do crescimento econômico.
Para a experiência desses investimentos, é necessário que a poupança seja canalizada para este fim, A eficiência na utilização da poupança é importante, pois determinará o custo dos investimentos 1.
Mas é preciso fazer este investimento na busca de bons resultados. Como se é sabido o investimento da poupança em financiamento por meio de mercados financeiros é o mais eficiente.
A forma como isto é feita é através de intermediários financeiros que tem como função a aproximação de agentes superavitários (possuem excesso de recurso) que não possuem oportunidade de investimento em atividades produtivas, e os agentes deficitários, que estão em situação diversa.
Dentro dos mercados financeiros existem diferentes segmentos e, consequentemente, formas para a realização dessa função. O presente estudo vai se ater a canalização de recursos por meio do mercado de capitais que se dá pela busca de novos sócios para os empreendimentos que a empresa necessita fazer.
O mercado de capitais pode ser definido como “um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores 2”.
O Brasil hoje possui “mercado de capitais pequeno, taxa de juros elevada e