Mercado de capitais
Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas – DCCA Campus Universitário Ministro Petronio Portella Bairro Ininga, CEP-64049-550 – Teresina, PI
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Mercado de Capitais
Prof. Francisco Tavares e-mail: franciscotavares@ufpi.edu.br
1. INTRODUÇÃO
Capitalização das empresas por meio do Mercado de Capitais. Esse mercado abrange o conjunto de transações para transferência de recursos entre poupadores e investidores, com prazo médio, longo ou indefinido. A existência de um mercado de capitais ativo sinaliza o nível de desenvolvimento da economia do país.
27/03/2013
Mercado de Capitais
1
1. INTRODUÇÃO
O mercado de capitais contribui para o desenvolvimento econômico do país, porque:
1. Facilita o fluxo de capital dos agentes superavitários para o investimento em indústrias, comércio e serviços. 2. Fornece maior agilidade às negociações para alteração de propriedade ou controle da empresa. 3. Facilita processos de privatização. 4. Amplia a transparência das empresas participantes devido à busca por informações e demonstrações financeiras por parte dos investidores, o que fornece maior credibilidade ao crescimento dessas organizações. 5. Facilita a entrada e aplicação do capital externo na economia nacional, auxiliando no equilíbrio das contas da balança de pagamentos e ampliação do volume de investimentos no país. 6. Permite aos poupadores a aplicação de seus recursos em diferentes empresas ao mesmo tempo, com amplo acesso às informações sobre as companhias e alta liquidez do investimento. 7. Incentiva a formação de poupança interna de longo prazo, promovendo o crescimento autossustentado do país.
27/03/2013 Mercado de Capitais 2
1. INTRODUÇÃO
O mercado de capitais brasileiro tornou-se relevante no cenário econômico nacional a partir de 2003. Fatores ligados a esse crescimento:
1. 2. 3. 4. 5. O controle da inflação. A estabilidade da moeda.