ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE
Segundo Maximiano “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamados processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle”.
Planejamento: Trata-se da tomada de decisões sobre os objetivos e recursos necessários para realizá-lo.
Organização: Trata-se da tomada de decisão sobre a divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas e refere-se a divisão de recursos para realizar as tarefas e os objetivos.
Liderança: Trata-se do processo de condução das ações que irá influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
Direção: Refere-se as decisões que acionam os recursos, especialmente pessoas que iram realizar as tarefas.
Controle: Consiste na tomada de decisões e na ação para a realização dos objetivos.
Dentro da Administração o conceito de qualidade passou a ser utilizado no início do Séc. XX por engenheiros e industriais com o intuito de atingir a uniformidade ou padronização dos produtos.
A administração da qualidade teve enfoque no período de 1925 a 1950, sendo antecedido pelo controle estatístico da qualidade e seguido pelos programas de qualidade total e sistema de qualidade garantida, normas ISSO.
· Custo da Qualidade - A qualidade dos produtos e serviços requer investimento, também são conhecidos como de custo da qualidade. Que se agrupam em: Custo de evitar a ocorrência de erros e defeitos e Custo de aferição da qualidade do sistema de produção de bens e serviços.
· Custo da Não qualidade - Quando não há adequação dos produtos acarretam-se prejuízos a empresa e ao cliente. Os custos da não qualidade também são divididos em dois grupos: Custo dos defeitos que são identificados antes de os produtos e serviços serem expedidos para o cliente e Custo dos defeitos que ocorrem depois que o produto ou serviço chega ao cliente.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria