5W 2H e 5 Porques
Esta técnica consiste em colocar um conjunto de questões aos problemas e possíveis soluções. Considera-se que a causa de raiz foi encontrada quando deixa de ser possível encontrar respostas para as questões que se colocam.
É importante que para que essa ferramenta funcione, haja um facilitador (alguém que coordena o processo), que gere a intervenção das diferentes partes interessadas. A função do Facilitador é de apoiar o líder e o restante da equipe para se conseguir o eficiente funcionamento do grupo. Este papel exige o conhecimento das ferramentas que podem ser úteis para os processos a melhorar e a colaboração com a equipe de modo a proporcionar uma boa comunicação durante as reuniões. O Facilitador deve, ainda, possuir os conhecimentos necessários para identificar problemas quando surjam e assegurar que todos os membros da equipe participem ativamente das ações.
1) Quando deixa de ser possível encontrar outra causa para explicar uma cadeia de acontecimentos, quando deixa de ser possível encontrar respostas para as perguntas “porquê?”;
2) O facilitador deve questionar sobre a existência de outra causa do problema e começa uma nova cadeia de acontecimentos.
A metodologia de confecção é a seguinte:
Definir o objetivo principal: estabelecer com simplicidade e clareza o objetivo básico.
Listar os meios para se atingir o objetivo: coletar ideias para alcançar os objetivos.
Selecionar os meios e tarefas: analisar cada ideia definida anteriormente e avaliar as viabilidades de execução. Organizar os meios e tarefas selecionados: identificar a ordem de colocação dos meios e tarefas selecionados no diagrama. Segundo MOU[93], parte-se da pergunta: "Para atingir o objetivo básico, quais são os meios e tarefas