Desenvolvimento, Meio Ambiente e Poluição
Desde o inicio das primeiras atividades humanas em sociedade, pôde-se observar o uso constante de recursos naturais, naquela época não existia preocupação com os efeitos que poderiam ser causados pela poluição e resíduos lançados sem controle no meio ambiente. Impulsionada pelo crescimento populacional e a necessidade de aumentar a produção de produtos, bens e serviços para atender as necessidades da sociedade, a poluição do meio ambiente aumentou significativamente. A sociedade começou a perceber que isso estava prejudicando sua saúde e qualidade de vida, então começaram a surgir os primeiros movimentos em busca de soluções que pudessem minimizar os problemas ambientais. Surgiram as leis que regulamentam o uso de recursos naturais e tratamento de resíduos antes de serem lançados no ambiente. Atualmente procura-se aumentar a fiscalização destas leis implantadas, sendo que estas são de reponsabilidades dos orgãos licenciadores de cada atividade, que podem variar de acordo com a região em que está implantada uma atividade.
Palavras chave: Sociedade. Industrialização. Poluição. Meio Ambiente.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a questão da preocupação ambiental relacionada ao desenvolvimento desordenado da sociedade, relacionando alguns temas considerados de suma importância para o meio ambiente.
Trará informações conceituais e históricas que explicam como o ser humano passou a se preocupar com a questão ambiental, que atualmente, é fundamental à existência humana e como foram criadas leis e regulamentações para diversas atividades poluidoras dos setores produtivos .
Nessas definições veremos os problemas relacionados à emissão de poluentes químicos, contaminação do ar, água, solo. Também abordará a situação atual dos resíduos sólidos no Brasil, como estes poluentes afetam o meio ambiente e quais as melhores formas de destinação.
Atualmente a gestão ambiental vem sendo encarada como um