Degradação, conservação e preservação do meio ambiente
Impacto ambiental e poluição
Por terem aspectos positivos e negativos, todos os países desenvolvidos e muitos subdesenvolvidos devem fazer um estudo de impactos que uma obra importante pode provocar a população. Se os impactos ambientais negativos forem maiores que os positivos, a obra pode ser proibida.
A poluição é um impacto ambiental negativo, que se refere à degradação das condições naturais e causa perda de qualidade de vida.
Poluentes são os agentes que provocam a poluição, que temos como exemplo:
Agrotóxicos: Utilizados para combater microrganismos e pragas, principalmente na agricultura. Seu acúmulo pode contaminar os alimentos.
Chuva Ácida: Precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e nítrico, que pode ocasionar doenças respiratórias e de pele, corroem rapidamente construções, etc. É formado por gases emitidos por certas empresas que ao contato com água da atmosfera gera essa reação química.
A degradação do meio ambiente provoca perda de qualidade de vida, pois necessitamos dos recursos naturais.
A poluição nos grandes centros urbanos
Os problemas ambientais existem em grandes e pequenas cidades e também no meio rural, porém se intensificam mais nas grandes cidades. Afirma-se, pois o numero de habitantes cresce constantemente nas grandes cidades num espaço reduzido.
Além da poluição atmosférica temos outros problemas ambientais graves:
Acúmulo de lixo e de esgotos: Os esgotos residenciais e resíduos industriais são despejados diretamente nos rios (esses rios morrem, tornam-se imundos e malcheirosos), além do acúmulo de lixo em terrenos baldios, provocando a multiplicação de ratos e insetos. Hoje é possível a reciclagem do lixo e o tratamento dos esgotos. Praticamente todos os objetos descartados podem ser reutilizados, pois já existe a tecnologia, porém faltam as condições econômicas. Até os esgotos podem ser aproveitados na produção de adubo e gás.