IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE:
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
As empresas no momento competitivo atual estão sempre procurando melhorar a qualidade de seus produtos e buscando cada vez mais a redução de custos. Tais ações têm como objetivo atingir um diferencial que garanta critérios ganhadores de pedidos. Para atingir esse patamar, se faz necessário uma melhora dos processos administrativos com a revisão de alguns conceitos.
O gerenciamento dos estoques nas empresas é fundamental para a diminuição dos custos. Estoques elevados e precariamente administrados são fatores que aumentam o preço final dos produtos, bem como uma aplicação indevida do capital de giro das empresas. Um bom sistema de controle de estoque evita que a empresa tenha descontinuidade no processo produtivo, pedidos com atrasos, itens faltantes e clientes insatisfeitos com a demora do atendimento.
Uma definição clássica para sistemas pode ser o conjunto estruturado ou ordenado de partes ou elementos que se mantêm em interação, ou seja, em ação recíproca, na busca de um ou vários objetivos. Assim, um sistema se caracteriza, sobretudo, pela influência que cada componente exerce sobre os demais e pela união de todos (globalismo ou totalidade), para gerar resultados que levam ao objetivo esperado (Batista, 2009, p. 13).
A Salin Premier iniciou suas atividades em 2005 com a abertura da primeira loja, o empresário foi, na época, incentivado pela família que já atuava há 25 anos no ramo. É uma empresa especializada em decoração, móveis planejados e padronizados, os ramos de atividade consistem na venda de móveis e estofados de alto padrão e requinte. Os principais equipamentos utilizados na empresa são: caminhos, sistema de comunicação via rádio e computadores.
A Salin conta com vários fornecedores, todos são do seguimento de produção de móveis como sofás por exemplo. Ela é definida como Micro Empresa devido ao seu faturamento e quantidade de colaboradores. A empresa fica em Taubaté, mas atende toda região