Papper Sociologia da Religião
1597 palavras
7 páginas
No texto a Teatralização do Sagrado Islâmico: A palavra, a voz e o gesto, da autora Francirosy Campos Barbosa Ferreira, a mesma discorre de que maneira os elementos performáticos estão presentes na realização da oração islâmica, trazendo assim por meio dos passos executados repetidamente, tanto com a voz quanto com gestos, e o conhecimento das orações levam à eficácia da oração para os grupos mulçumanos que ela está observando.Para isso ela toma como base para sua avaliação, um determinado momento do ritual sagrado Islâmico: a Sallat que é a oração sagrada no Islã e seus elementos de repetição de palavras, gestos e a vocalização das palavras, ou seja, a forma com é proferida a oração pelo fiel que realmente apreendeu o sentido da mesma.
A teatralização do sagrado Islâmico se refere então à performance demonstrada pelos mulçumanos no momento da oração sagrada e no momento da recitação do Alcorão. A performance está na expressa na maneira que o fiel mulçumano expressa a palavra sagrada, com a imposição de sua voz, seu corpo e os gestos que são exprimidos, fazendo assim com que esse conjunto de ações tragam em si o sentido a ser expressado com essa oração, como se o corpo experimentasse as palavras proferidas, desse sentido as mesmas e tornasse então a oração eficaz, o ritual eficaz.
Francirosy nos coloca como elementos da performance, a repetição e o melhoramento cada vez que se recita, o que ela chama de comportamento restaurado, que leva a eficácia simbólica do ritual pois o treino aprimora cada vez mais o execução da oração e da leitura da palavra.
Podemos perceber no texto da Francyrosy a maneira que o corpo é trabalhado para se alcançar o sucesso na aprendizagem e execução da oração e da leitura do Alcorão para os Mulçumanos. O corpo bem treinado, tanto na execução dos gestos quanto na execução da palavra e colocação da voz, leva à eficácia na aprendizagem, para uma melhor execução da oração da Sallat e da proclamação dos textos sagrados.
Esse corpo