Freud
Relações conflituosas com os irmãos, relação com a mãe marcada por intensa afeição, foi acometido por crises profundas e sintomas neuróticos, atitude paradoxal em relação à sexualidade, observação de outros pacientes Freud pôde concluir que a sexualidade e a infância eram duas palavras-chave para explicar a mente humana.
2. Defina instinto de vida e de morte, e comente a aceitação desses conceitos à época.
Entre os instintos de vida estão à fome, a sede e o sexo. Esses instintos estão relacionados com a auto preservação e a sobrevivência. O instinto de morte consiste em uma força destrutiva, interior na forma de masoquismo ou suicídio ou para exterior por meio da agressão ou ódio.
3. Em que aspectos os princípios da homeostase se aplicam à teoria psicanalítica freudiana.
É o equilíbrio que os elementos encontram para o estado de harmonia.
4. A satisfação de uma necessidade depende diretamente do objeto original e específico desejado. Comente.
Freud usava a palavra “objeto” para se referir a qualquer pessoa, objeto ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto. Na sua visão, o primeiro objeto na vida do bebê capaz de satisfazer o instinto era o seio materno. Mais tarde, a própria mãe como pessoa torna-se um objeto de satisfação do instinto. É à medida que a criança cresce, outra pessoa torna-se de satisfação do instinto.
5. Quais as principais características das três instâncias estruturais do aparelho psíquico (ID, EGO, e SUPEREGO)? ID: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. EGO: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos. SUPEREGO: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.
6. Quais os estágios do