Formas De Governo
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
DRIELI PIVA, CAROLINE FEROLDI, FELIPE PELLENZ, FERNANDA MARTINI, GABRIEL SANTIN E LARISSA TENEDINI.
FORMAS DE GOVERNO
CHAPECÓ 2013
O ESTADO
Sabemos que o conceito de Estado é muito complexo e admite várias definições. É consenso que três são os elementos formadores do Estado: População, Território e Governo. Cada Estado organiza o seu governo, que são as decisões políticas que mantêm a ordem social dos indivíduos do Estado. Nesse trabalho vamos apresentar algumas definições de Formas de Estado, Formas de Governo e Sistemas de Governo. A partir daí poderemos elucidar algumas dúvidas mais pertinentes à organização do Estado.
Estado é uma entidade que sempre esteve presente para o homem, mesmo variando os governos. Mostrando assim que o ser humano sempre esteve submetido a alguma autoridade.
O registro que os estados tenham surgido na baixa idade media. Podemos definir o estado como “a nação politicamente organizada”. ““Já em uma concepção sociológica o estado seria:” uma instituição que organiza a vontade do povo”. Também há conceitos como o de Hegal que via o estado como a realização de ideias éticas da sociedade, já para Max Weber o estado significava o monopólio da força legitima. A partir do século XVI o termo estado passa a fazer parte de um termo político para povos ocidentais. O estado como sociedade política tem como objetivo a ordem e a defesa sócia, a prevenção do bem comum. O termo estado refere-se a uma organização política de uma sociedade, pode ser usada de duas maneiras: uma seria as instituições governamentais e a outra o conjunto de todos os cidadãos que vivem de modo organizado politicamente. Foi Aristóteles que viu pela primeira vez as dimensões da política caracterizando um estado como a mais perfeita forma de sociedade.
UNITÁRIO E FEDERAL
Estado unitário é primeira