formas de governo
Trabalho de Sociologia
Tema: Formas de governo: como os países são governados.
11/2013
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre as formas de governo que nada mais é que um conjunto de instituições políticas por meio dos quais um Estado se organiza para a gestão dos poderes exercendo o seu poder sobre a sociedade. As formas de governo revelam um caráter coletivo, porém o Estado a inteira coletividade delimitada pela respectiva área geopolítica.
Segundo Azambuja as formas de governo expressam o comportamento da coletividade de seu elemento humano em face das influencias de natureza moral, geográfica, intelectual, política e econômica através da história.
A classificação das formas de governo só pode ter uma definição geral a partir da identificação de certas características básicas encontradas em número significativo de Estados.
FORMAS DE GOVERNO
República, Monarquia e Anarquia Uma República é uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado. A palavra república vem do latim Res publica e quer dizer "coisa pública".
Existem hoje duas formas principais de república:
1) República presidencialista ou presidencialismo - Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Nesse sistema, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria;
2) República parlamentarista ou parlamentarismo - Neste caso o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de