Formas de governo
Forma de governo é a estrutura fundamental do governo e a maneira como estão relacionados.
Forma de governo pode se dividir em: regime político, quando se refere à estrutura global da sociedade política, institucional e ideológico; forma de Estado, organização política; sistema de governo, que se refere às relações entre as instituições políticas.
A classificação mais antiga é de Aristoteles: realeza (um individuo governa), aristocracia (um grupo reduzido governa) e democracia (a própria multidão governa). Afirma ainda que, a realeza degenera em tirania, a aristocracia em oligarquia e a democracia em demagogia.
Depois, foi feita a classificação por Maquiavel em republica ou monarquia. Parte-se de uma forma de governo anárquico, com o mais forte sendo obedecido. Depois, esta forma de governo passa a ser insuficiente e opta-se pelo mais justo e sensato. A forma eletiva se converte em hereditária e começa a degenerar em tirania. Assim, é substituído pela forma aristocrática onde os que tem mais dinheiro, nobreza e ânimo começam a governar para o bem comum. Esta degenera pelos seus descendentes que passam a visar somente aos seus próprios interesses. O povo não suportando, os destitui, surgindo um governo popular ou democrático. Este degenera e cada um procura tirar proveito do seu cargo ocupado no governo. Isso gera a anarquia voltando ao estado inicial. A única forma de evitar a degeneração seria conjugar as três formas de governo em um só governo. Desta forma, Maquiavel desenvolve a sua teoria onde somente haveria a Republica ou o principado. A aristocracia já não era admitida.
Mais tarde Montesquieu apontaria três espécies de governo: republica, monárquico e despótico. O governo republicano seria o do povo como um todo ou somente uma parcela; a monarquia um só governa, mas de acordo com leis fixas e estabelecidas e o governo despótico uma só pessoa governa sem se submeter a leis ou regras.
Na realidade, ainda hoje, a republica e a