Estudio
Apostila Estudio
Organizadores:
Adelson Scotti e Marília Mazzaro
2008
1
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA GRAVAÇÃO E PROGRAMAÇÃO MUSICAL
1- Computador (hardware/software).
Hoje em dia qualquer computador pessoal pode ser usado para fins de composição e programação musical e gravação digital. Mas é importante que memória RAM seja de bom tamanho (quanto maior melhor) e o HD também (São gastos em média 10 megabites por minuto de gravação estéreo).
2- Interface de áudio.
A interface de áudio é o equipamento que faz a conversão de analógico (simulação eletromagnética do som real) para o digital (código numérico que pode ser processado pelo computador). É através dela que som analógico convertido em digital pode ser armazenado no computador e depois processado pelos softwares de música e gravação; assim como no processo inverso converte o digital para analógico para que ele possa ser amplificado e enviado às caixas de som para poder ser ouvido.
3- Mesa de som.
A mesa de som funciona recebendo e encaminhando os vários sinais de áudio. Os sinais de áudio são endereçados aos vários canais da mesa de som. Cada canal possui volume individual, controles de equalização (grave, agudo e médio) e você pode endereçar os sinais de cada canal para saídas auxiliares ( usadas em geral para efeitos externos reverb, echo, etc.- ou monitores-caixas e fones de ouvido) ou para grupos e sub-grupos (onde você agrupa vários canais da mesa em comandos comuns (ex. você pode agrupar cada uma das várias peças da bateria-caixa, bumbo, pratos, etc.- em um único canal-“group channel”). A mesa de som é fundamental na finalização da gravação , chamada mixagem.
4- Microfones.
Os microfones são o equipamento que transforma as vibrações do ar em corrente elétrica alternada, analógica ao movimento das ondas sonoras no ar. Qualquer som produzido por voz ou instrumento acústico tem que obrigatoriamente passar pelo