“O direito à Educação: Um Campo de Atuação do Gestor Educacional na Escola.”
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/ICED
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA AMBIENTE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO PEDAGÓGICA – PEGP
Coordenador da sala: Profª Msc.Eliane Cristina Flexa Duarte
Atividade nº:01
Professor (a): Fabricio Juliano Fernandes
Professoras Assistentes: Claya Norbea Melo e Naracy Maria de Souza Pereira
Cursista: Josiane Gomes Lima
“O direito à Educação: Um Campo de Atuação do Gestor Educacional na Escola.”
De acordo com o texto de Jamil Cury a gestão na educação acontece no dia a dia como ato politico o que implica numa tomada de posição por parte dos professores, pais, profissionais e toda comunidades escolar, pois só assim a escola conseguirá cumprir sua função social que é ensinar.
A escola tem como objetivo principal a aprendizagem que essa venha se concretizar de forma significativa para os educandos, a fim de desenvolver as competências que a sociedade exige. A educação é direito de todos e está resguardada por lei, porém observa-se que esse direito é negligenciado quando a escola não consegue atender a todos devido à falta de estrutura que compromete a qualidade do ensino. Outro ponto discutido pelo autor é a igualdade, segundo a Constituição Federal em seu artigo 206 inciso I, todo brasileiro tem igual condição de acesso à educação, no entanto não é esta a realidade que vivenciamos no nosso sistema de ensino, porque a educação ainda é privilégio de alguns.
Para garantir a permanência desses educando na escola, o gestor (diretor), no âmbito de suas atribuições deve zelar pela frequência dos alunos na escola junto aos pais, informá-los do rendimento dos seus filhos, apresentar a proposta pedagógica da escola, apresentar ao conselho tutelar e as autoridades competentes a relação dos alunos que apresentarem quantidades de faltas acima de 50% do percentual permitido e ainda liderar propostas que devam ser trabalhadas pela unidade de ensino. Na