psicopedagogia
“A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa”. (O Direito a educação, Jamil Cury, p 02)
A lei de diretrizes de base da educação nacional, o plano nacional e as resoluções dos conselhos de educação, são suportes legais para o cumprimento e preservação da escolaridade como bem público. O fator determinante para uma atuação harmoniosa, dos pontos demarcados à cima é o gestor, que deve assumir a liderança para a efetivação dos direitos no âmbito de suas atividades, é fundamental que ele caracterize o saber cientifico e cultural, como importantes no processo de ensino.
É dever da gestão, conhecer os programas que atendem ao corpo discente, como material didático, alimentação, transporte e assistência à saúde, é atribuída a ele a responsabilidade de escolher destes, que garantem a permanência do educando na sala de aula. A qualidade do ensino prevista depende de uma instituição consolidada, com profissionais capacitados, que dominem os métodos e em constante formação, o núcleo básico para que isso ocorra é a gestão democrática, centrada no dialogo e participação conjunta da comunidade, possibilitando a elaboração do projeto político pedagógico, que compõe a identidade da instituição, organizando necessidades, calendário escolar, conteúdos curriculares, processos de avaliação e recuperação.
A gestão democrática é a abertura ao dialogo, a busca pela autonomia da comunidade escolar,