Psicopedagogia
A escola é grande responsável pela formação do homem, o trabalho do psicopedagógico tem por finalidade criar competências e habilidades para a solução dos problemas relacionados ás dificuldades do aprendizado infantil e os desafios enfrentam a família e a escola neste contexto, com as dificuldades enfrentadas a intervenção psicopedagógica tem ganhado espaço nas instituições de ensino. Este trabalho tem por objetivo apontar a importância da psicopedagogia na educação infantil, bem como o papel do psicopedagogo, a prática psicopedagógica e um breve histórico de psicopedagogia. Para o cumprimento do objetivo utilizou-se de investigação bibliográfica (materiais didáticos, livros e artigos). A investigação bibliográfica possibilitou real aprendizagem, visto qual a melhor maneira de se entender determinado assunto o melhor caminho é a investigação.
Palavras-chave: Psicopedagogia, educação infantil.
INTRODUÇÃO
A psicopedagogia é formada pela junção de duas ciências- psicologia e pedagogia – portanto a psicopedagogia é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento (FELDMANN, 2006). Comprometida com a melhoria das condições do aprendizado seu objetivo é identificar as dificuldades essenciais na construção do saber e do não saber.
Nasceu da necessidade de compreender melhor o conhecimento humano e dessa forma estar contribuindo para a resolução de problemas ligados a dificuldade do aprendizado, dessa forma, surgiu na França, no século XIX, quando outras ciências (medicina. Psicologia e psicanalise) começaram a se preocupar com os problemas de aprendizagem e suas possíveis correções. No Brasil não surgiu por motivos diferentes, devidos ao grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem, por sua vez a psicologia e a pedagogia não supriram a necessidade de se diagnosticar o motivo de grande fracasso no aprendizado das crianças (FELDMANN,