psicopedagogia
Publicado em: 10/06/2011
Dr. Daniel Caraúna da Motta
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
INTRODUÇÃO
"A palavra "Psicopedagogia", especialmente após 1990, começou a fazer parte dos debates sobre educação escolar de modo intenso. Todavia, tal terminologia, ainda hoje, tem sua história e significados perdidos em meio a discursos que em muito enfraquecem o potencial científico dos estudos psicopedagógicos, fundamentalmente no campo da educação escolar. Com base nessa observação inicial, este COMPÊNDIO APOSTILADO tem o objetivo de resgatar a história (passada e presente) e o significado da Psicopedagogia, bem como o papel de seu profissional, a partir de uma análise bibliográfica que busca recuperar e unir os dados que se encontram dispersos na literatura sobre o tema".
O QUE É PSICOPEDAGOGIA?
"A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio _ família, escola e sociedade _ no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia". (Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia)
Se consultarmos um dicionário clássico de termos técnicos encontraremos:
"Psicopedagogia: Termo cujo aparecimento no início do século XX não pôde causar admiração, de tal modo parecia evidente, na época, a privilegiada relação da pedagogia com a psicologia, que era considerada renovadora do conhecimento do sujeito da educação: a criança. No final do século, esse privilégio é contestado. As realidades da educação dependem igualmente, e até mais, de uma sociopedagogia, cuja ausência no inventário das ciências demonstraria a força de ideologia psicologista. A psicopedagogia é uma das possíveis abordagens da situação educacional, a que leva em consideração seus componentes psicológicos: característicos dos indivíduos e dos grupos, relações professores-alunos, articulação dos conteúdos e dos métodos com os