ELEMENTOS DE MAQUINA
ELETRICIDADE APLICADA
Princípios da Corrente Alternada
Prof. Vicente Pacheco
Referências:
1. Introdução
A tensão que varia no tempo é denominada tensão alternada (AC), porém, o termo alternada indica apenas que o valor da tensão ou da corrente alterna regularmente entre dois níveis.
Para sermos mais preciso, devemos usar os adjetivos senoidal, quadrada e triangular, isto é devemos definir a forma de onda.
Vamos aqui analisar as tensões alternadas senoidais, que é o tipo de tensão gerado nas usinas de energia elétrica em todo o mundo.
Fig 1.1 Formas de Ondas Alternadas
Figura 1.2
A linha de alimentação Antes de dar prosseguimento é importante que o/a aluno/a tenha conhecimentos básicos do que há por trás de uma tomada de alimentação elétrica. Vamos aqui discutir uma linha de alimentação de 127 V. A energia elétrica é produzida em alguma usina hidroelétrica, nuclear o de outro tipo, e está geralmente muito distante. A energia é transportada através de linhas de transmissão de muito alta voltagem (centenas de quilovolts, pudendo chegar até megavolts). A razão disto é óbvia: a perda nos cabos é proporcional ao quadrado da corrente e à resistência do cabo e, para uma dada potência de consumo, diminuir a corrente significa aumentar a voltagem. Estas linhas terminam em alguma estação distribuidora, onde a voltagem é reduzida para algo entorno de algumas dezenas de quilovolts e alimenta redes locais, do tamanho de uma cidade. Subestações distribuidoras reduzem a voltagem ainda mais (3 a 11 kV) e alimentam redes menores, do tamanho de bairros ou de um campus universitário. Transformadores espalhados no bairro reduzem a alta voltagem para alimentar com a tensão de linha (entre 110 e 220 V eficazes) prédios individuais ou um conjunto de poucas casas. Destes transformadores saem