Elementos de máquinas
Elementos de fixação
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si.
Entretanto, em mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação.
Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc.
A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou permanente.
No tipo de união móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.
No tipo de união permanente, os elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.
Tipos de elementos de fixação
Rebite
Pino
O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. É usado para fixação permanente de duas ou mais peças.
O pino une peças articuladas. Nesse tipo de união, uma das peças pode se movimentar por rotação.
Parafuso:
Porca
O parafuso é uma peça formada por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, que pode ter várias formas.
A porca tem forma de prisma, de cilindro etc. Apresenta um furo roscado, onde a porca é atarraxada ao parafuso.
Arruela
Anel elástico
A arruela é um disco metálico com um furo no centro. O corpo do parafuso passa por esse furo.
O anel elástico é usado para impedir deslocamento de eixos. Serve, também, para posicionar ou limitar o movimento de uma peça que desliza sobre um eixo.
Elementos de Apoio
De modo geral, os elementos de apoio consistem de acessórios auxiliares para o funcionamento de máquinas.