Sala 9 Politicas Educacionais E Gestao Pedagogica
SALA
AMBIENTE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
E
GESTÃO PEDAGÓGICA
Antônio Lisboa Leitão de Souza
Cristina Teixeira Vieira de Melo - Coord. Eq. Rev. Linguística
José Sérgio Antunes Sette - Coord. Eq. Tecnológica
Apresentação
Caro cursista,
Transcorridos aproximadamente nove meses de curso, você teve oportunidade de aprofundar algumas discussões relativas à sua formação e ao seu quotidiano profissional, retomar conceitos, avaliar práticas, em síntese, repensar a coordenação pedagógica, seus objetivos e sua importância para o desenvolvimento da educação escolar como um todo.
Depois de ter aprofundado questões relativas à cultura, ao conhecimento, à dimensão curricular, à avaliação institucional e da aprendizagem, à comunicação existente no interior da escola, à realidade escolar, temos, agora, a oportunidade de relacionar essas diferentes questões com a política educacional, em seu sentido macro, e com a forma através da qual ela se materializa e se efetiva no interior da escola.
Ao mesmo tempo em que relacionamos o específico com o geral (ou vice-versa), adquirimos uma visão mais contextualizada e crítica do conjunto dos processos escolares, seus sujeitos e seus objetos. Dessa forma, e considerando a função de coordenação pedagógica que você desempenha, fazer esse acompanhamento é uma questão de gestão pedagógica é estar sintonizado, inteirado e diretamente envolvido com o desenvolvimento do trabalho escolar em seus diferentes aspectos.
Assim, para que você possa melhor compreender a relação existente entre as políticas educacionais e a gestão pedagógica dos processos escolares, apresentamos, nesta Sala Ambiente, algumas discussões, cujos textos de referência, ainda que eventualmente distintos dos demais das outras Salas, são complementares à sua formação e ao que é oferecido por este Curso em seu todo.
Dito de outra maneira, ao fazermos a discussão sobre a política