Ética e moral
O PERÍODO POMBALINO NA AMAZÔNIA
Manaus
2013
ARLESON SANTAREM TAVARES Nº 9
MILENA TRINDADE Nº 42
MONIC CELLEN Nº 43
1º ANO 2
O PERÍODO POMBALINO NA AMAZÔNIA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota do 2º bimestre, desenvolvido sob a orientação do profº Marúcio.
Manaus
2013
INTRODUÇÃO
O Período Pombalino vai de 1760 a 1808 e leva esse nome devido as reformas realizadas na metrópole e nas colônias portuguesa, pelo primeiro-ministro de Portugal, conde de Oeiras e Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo.
Escolhido pelo rei de Portugal D. José I para ocupar o cargo de primeiro-ministro, Pombal tinha o objetivo de realizar reformas que recuperassem a economia portuguesa tendo como plano de fundo a crise do Antigo Regime e a subida das ideias iluministas. Para colocar Portugal numa posição privilegiada em relação aos demais países europeus, era preciso focar na colônia que tinha mais peso econômico, Brasil.
O PERÍODO POMBALINO NA AMAZÔNIA
O governo pombalino tina definido controle da bacia hidrográfica da Amazônia com objetivos principais, assim como abolição da escravidão indígena e a substituição por escravos africanos, e abolir o poder temporal dos missionários sobre aldeãos.
Francisco Xavier de Mendonça Furtado atual governador do grão Pará e maranhão, após reunião com a junta das missões, sugeriu que fosse concedida liberdade a todos os indígenas, de imediato os missionários se puseram contra. Essa reação convenceu o governador e autoridade metropolitanos que não seria criável a solução dos problemas que congregasse a coroa, aos religiosos e os colonos.
Só em 1759, com a publicação se leis relativas a retirada do poder dos missionários, que provocou protestos por parte dos jesuítas, o que veio definir a decisão de expulsar do Brasil os membros dessa ordem religiosa.
Durante o período pombalino tiveram se os índios seu papel redefinido, para a metrópole os índios