Ètica e moral
O presente trabalho tem como objetivo compreender o conceito de ética e moral e diferenciá-las através de uma reflexão na sociedade. Ao analisar a propaganda da rede Globo “Transmitir e valores” e o caso do tylenol fabricado pela empresa Johnson & Johnson sobre percebe-se a interferência da ética tanto pessoal quanto profissional e a moral, pois ambas infrigem a conduta do ser humano. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
Palavras-chave: Ética, moral, desonestidade, profissionalismo.
1 - INTRODUÇÃO
A sociedade se encontra em um estágio civilizatório no qual baseia-se em alguns princípios como os direitos e deveres. Por um lado, por a sociedade brasileira passou por momentos críticos na história como: revoluções, conflitos, guerras etc. Por outro lado, o homem, de certa forma, procurou também criar um consenso para assim poder viver em harmonia com os outros homens. Deste modo, para abordar as relações conflitantes do dia-a-dia, a ética precisa está presente para alcançar um acordo sobre o modo de agir como seres humanos em uma cidadania.
Já a moral tem caráter obrigatório. Afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.
2- DESENVOLVIMENTO
Etimologicamente a palavra “Ética” vem do grego ethikos, ou, ainda, ethos, que significa hábito ou costume. Sabemos ainda que a Ética está intimamente relacionada com a obrigação moral e que este termo, por sua vez, etimologicamente vem da língua latina (mos ou mores) e significa costume, regras, normas, leis, responsabilidade ou obrigações que determinam a vida dos indivíduos. Após esses esclarecimentos conceituais, podemos ver o exemplo de um Projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO demonstra o comportamento antiético de um