Arquivos em pdf
da
Fluxo luminoso em relação ao plano horizontal
luminária
(%)
Para o teto
Para o plano de trabalho
Direta
0-10
90-100
Semi-direta
10-40
60-90
Indireta
90-100
0-10
Semi-indireta
60-90
10-40
Difusa
40-60
60-40
5- CÁLCULO LUMINOTÉCNICO
Ao se pensar em cálculo luminotécnico, é necessário ter presente quatro critérios principais, quais sejam:
-
a quantidade de luz;
-
o equilíbrio da iluminação;
-
o ofuscamento;
-
a reprodução de cor.
A cada um destes critérios deve ser dada a maior atenção, pois estão diretamente relacionados com as necessidades visuais, conforto visual e, portanto, o bem estar humano. Ao se iniciar um projeto luminotécnico deve-se realizar opções preliminares, ou seja, escolher o tipo de iluminação mais adequada (incadescente,. fluorescente, etc,) o tipo de luminária (direta, semi-direta, etc), sendo que estas opções envolvem aspectos de decoração, tipo do local (sala, escritório, loja, etc) e as atividades que serão desenvolvidas (trabalho bruto de maquinaria, montagem, leitura, etc.)
Basicamente existem dois métodos para cálculo luminotécnico:
-
Método dos Lumens ou Método do Fluxo Luminoso;
-
Método Ponto por Ponto.
Luminotécnica
26
O método mais utilizado para sistemas de iluminação em edificações é o método dos Lumens, ou método do Fluxo Luminoso, que consiste em determinar a quantidade de fluxo luminoso (lumens) necessário para determinado recinto baseado no tipo de atividade desenvolvida, cores das paredes e teto e do tipo de lâmpada-luminária escolhidos.
O método ponto por ponto também chamado de método das intensidades luminosas baseia-se nas leis de Lambert e é utilizado quando as dimensões da fonte luminosa são muito pequenas em relação ao plano que deve ser iluminado. Consiste em determinar a iluminância (lux) em qualquer ponto da superfície, individualmente, para cada projetor cujo facho atinja o ponto considerado. O iluminamento total será a soma dos iluminamentos proporcionados pelas