o sofista de Platao
“Nada possui,com nada possibilidade alguma de comunidade sob qualquer relação que seja ’’
(Sofista,PLATAO,251-E;p.182).Isso implicaria que o movimento e repouso ,não participa da existência .
O Teeteto concorda .Em seguida o Estrangeiro vai mostrar que essa conclusão é impossível pois se o movimento e o repouso não possuir comunidade com a existencia ,assim também eles não existiriam . E que a tese daqueles que acreditam que toda forma não pode ter relação com outra è contraditória assim se aceitar essa tese você seria contraria a todos os filósofos ,menos os MEGARICOS que acreditavam que “A tese daqueles que movem o todo ,que afirma que o uno o imobilizam , que classificam os seres por formas ,afirmam –nos eternamentes e imutáveis ,fazem atribuição ao ser com sendo móvel ,e imóvel ao mesmo tempo”.(Sofista,PLATAO,252A-C;p.182)eles mesmos os MEGARICOS quando explicam essa tese eles mesmos se contradizem com as suas teorias. O texto continua e parte para mostrar que existem gêneros que não participam uns dos outros ,que não tem comunidade mútua .
O Estrangeiro pergunta a Teeteto:
“Mas o que aconteceria se concedêssemos a todas as coisas este poder de mútua comunidade?”(Sofista,PLATAO,252-D,p.183)o Teeteto responde :
“o movimento se tornaria repouso absoluto e o próprio repouso mover-se-ia no momento em que eles se unissem um ao outro”( Sofista,PLATAO,252-D,p.183). O Estrangeiro vai dizer que essa segunda hipótese é impossível assim como a primeira ,pois que o movimento seja imóvel e o repouso móvel ,pois o repouso e o movimento ,não participam possui comunidade entre si porque eles são contrários um ao outro ,mas que o ser se associa aos dois ao movimento e ao repouso