Química Engenharia Civil
Do latim compositus, composto é um termo que abrange vários usos e significados. Um dos mais usuais diz respeito à combinação de várias partes que compõem um todo. Para a química, um composto é uma substância que se forma através da união de dois ou mais elementos da tabela periódica, sempre numa razão fixa. Esses compostos têm uma fórmula química definida, a água, por exemplo, é um composto formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (isto é, na proporção de dois para um).
Os compostos químicos têm uma estrutura química única e definida e, como mencionado acima, consistem em uma razão fixa de átomos, que são mantidos juntos num arranjo espacial definido por ligações químicas. Os átomos de um composto químico podem ser unidos por ligações covalentes, ligações iônicas, ligações metálicas ou por ligações covalentes coordenadas.
Estes compostos constituem a vida como conhecemos e fazem parte de tudo que nos rodeia. Nesse contexto, é possível identificar variados compostos na engenharia civil, identificando suas respectivas aplicações.
DESENVOLVIMENTO
Em todas as etapas da construção civil deparamo-nos com os mais diversos elementos químicos. A principal matéria prima empregada nessa área é o cimento, utilizado da fundação à cobertura. Ao iniciar-se uma construção, é feito o estaqueamento que suportará as cargas da edificação distribuindo os esforços ao solo.
A estaca armada é executada em concreto armado. Este é uma mistura, em determinadas proporções, de cinco componentes básicos: cimento, pedra, areia, água e armadura.
As matérias-primas que constituem o cimento são calcário, argila, gesso e outros materiais denominados adições. O clinquer de cimento Portland é constituído por:
- Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%
- Sílica (SiO2) - 20 a 25%
- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%
- Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%
- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%
A pedra utilizada no concreto pode ser de dois tipos: seixo rolado de rios, cascalho