Importancia da quimica na engenharia civil
ENGENHARIA CIVIL “B” NOTURNO
BRAYAN DOUGLAS DA SILVA PINHEIRO
ITALO MARLON
JONAS DA SILVA CUNHA
LUIS DIEGO
MARCELA SANCHES FARIA
A IMPORTÂNCIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
SÃO LUIS - MA
2014
BRAYAN DOUGLAS
ITALO MARLON
JONAS DA SILVA CUNHA
LUIS DIEGO
MARCELA SANCHES FARIA
A IMPORTÂNCIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL MINISTRADA PELA PROFESSORA CLAUDIA MIRANDA PARA OBTENÇAO DA NOTA PARCIAL 2.
SÃO LUIS - MA
2014
I- INTRODUÇÃO
A química atua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas da vida humana. É usada rotineira e extensivamente em engenharia civil e em outros inúmeros campos. Além de ajudar a entender fenômenos do dia a dia, a química serve para elaborar novas e modernas matérias, otimizando e facilitando a construção civil.
II- DESENVOLVIMENTO
Será que a química é importante para a Engenharia Civil?
Acredita-se que a química, entendida como a ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura e das propriedades das matérias, bem como as alterações sofridas durante as chamadas reações químicas, tem grande relevância para a engenharia civil. Tendo em vista que, diante do objetivo da própria engenharia civil de inventar, o conhecimento da química dá bases fundamentais para as invenções dos engenheiros civis. Sem os conhecimentos sobre os materiais e das suas propriedades, jamais pode-se inventar com segurança e responsabilidade as obras civis.
Podemos destacar uma grande relação entre a química e engenharia no que diz respeito ao intemperismo das matérias. Este intemperismo que pode ser subdividido em mecânico e químico, envolvendo solos e os materiais como um todo. Com relação ao intemperismo químico, podemos