Engenharia Biomédica
Engenharia de Controle e Automação
ENGENHARIA BIOMÉDICA
Goiânia
Outubro de 2013
ENGENHARIA BIOMÉDICA
Trabalho desenvolvido para a avaliação na disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação do curso de Engenharia de Controle e Automação, turno matutino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás ministrado pelo professor Tauler Teixeira Borges, como parte da avaliação referente ao segundo semestre de 2013.
Goiânia
Outubro de 2013
Introdução
A Engenharia Biomédica é uma área que integra princípios das ciências exatas e ciências da saúde, desenvolvendo abordagens inovadoras aplicadas na prevenção, diagnóstico e terapia de doenças. Está é uma especialidade relativamente recente e tem prestado substancial contribuição às ciências biomédicas e à tecnologia aplicada a problemas médicos. Em sua definição mais ampla a Engenharia Biomédica tem pontos de tangência com outras áreas multidisciplinares do conhecimento, tais como Física Médica, Biomatemática e Informática Médica.
A tecnologia integrada as Ciências da Saúde
Não é de hoje que as ciências da saúde e tecnologia caminham lado a lado. Sempre houve uma preocupação com o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento, diagnóstico e estudo do funcionamento do corpo humano. Com o passar do tempo, podemos notar uma grande evolução dos equipamentos e estudos aplicados a medicina surgindo assim uma nova área de atuação da Engenharia. Um marco da aplicação da Engenharia à medicina e estudos da saúde, foi com a criação da Tomografia Computadorizada, pelo engenheiro britânico Godfrey Hounsfield, que foi agraciado em 1979 com o Nobel de Fisiologia/Medicina por este feito. Esta técnica tornou-se um elemento diagnóstico indispensável em um hospital moderno, pois realizada o diagnóstico de tumores sem a