O processo do aprender
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
mÁRCIA EMÍLIA torres costa
O PROCESSO DO APRENDER
Vitória da Conquista - BA
Julho de 2009
mÁRCIA EMÍLIA torres costa
O PROCESSO DO APRENDER
Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Vitória da Conquista – Bahia, na disciplina de: Cognição e Aprendizagem.
Orientadora: Profª. Sandra Suely
Vitória da Conquista - BA
Julho de 2009
1. RESUMO
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada em junho de 2009, cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem humana, dando ênfase aos sujeitos com multirrepetência, disparidade entre idade e escolaridade e dificuldades de aprendizagem. Um estudo conduzido por meio da pesquisa qualitativa, tendo como base os pensamentos de Piaget e Vygotsky. Pretendo descrever/contar um pouco da história/trajetória escolar de um sujeito que assumiu papel relevante no estudo. Para tanto verifiquei o histórico escolar e demais documentações presentes na pasta desse aluno; realizei observações desse aluno (e da dinâmica da sala de aula); e contei com os relatos de alguns professores e coordenadora da escola. É importante destacar que, neste texto destaco algumas minúcias, trechos ou mesmo flashes do cotidiano desse aluno. Por meio de tais trechos/flashes acredito ser possível exemplificar e retratar um pouco da complexidade, da pluralidade do grupo de sujeitos que não correspondem ao perfil historicamente construído de aluno, porém se constitui como o sujeito que encontramos no cotidiano das escolas.
Palavras-chave: Piaget; Vigotsky; Aprendizagem.
2. INTRODUÇÃO
O fracasso escolar pode ocasionar problemas sociais, que também perpassam por uma trajetória de marginalização e exclusão social. A identificação dos problemas de aprendizagem necessita de um novo olhar a partir das organizações educadoras. O aprender, necessariamente, se revela