AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER.
Amanda Pacheco
Elieser Vicente Knabben
Neivanir Ortiz
Richard Alan Ritter
Ruth Brandão
Prof. Betania Rodrigues
Professora-Betania Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Geografia 0167) – Seminário da Pratica III
23/04/2015
RESUMO
Desde a Revolução Industrial (século XIII), as tecnologias crescem desenfreadamente se tornando cada vez mais necessárias para a sociedade.
Na educação vemos um leque de opções que permitem facilitar e aprimorar a forma de ensinar e aprender, através do uso de redes digitais, vídeos, data show, entre tantas outras, tornando aulas mais atrativas e produtivas, além de transmitir o conhecimento e informação atualizada.
O ensino da geografia também usufrui das novas tecnologias, com o uso de GPS, atlas digitais, e outras ferramentas interessantes como o navegação hipertextual e mapas dinâmicos, as quais tornam mais significativa e ilustrativa a didática escolar.
Apesar de todas essas tecnologias disponíveis, ainda vemos muitas escolas ou mesmo professores que não usufruem dessas ferramentas, seja por falta de recursos financeiros ou até mesmo por medo ou falta de preparação. O fato é que nada substituirá o papel do professor e para que a tecnologia exerça no ambiente escolar um impacto positivo é preciso utilizá-la em um contexto significativo, coerente e produtivo. Buscando a interação dos educandos junto com os educadores.