Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
Lea das Graças Camargo Anastasiou
Conceito conforme visão da autora:
Ensinar: A ideia de ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição. Segundo o modelo jesuítico, os três passos básicos de uma aula são: preleção do conteúdo pelo professor, levantamento de dúvidas dos alunos e exercícios para fixação cabendo ao aluno à memorização para a prova. Assim, pode-se afirmar que aprendeu-se mas não se compreendeu. Nesse processo, ficam excluídos as historicidades, os determinantes, os nexos internos, a rede teórica, todos os elementos que possibilitam a síntese; a ausência desses aspectos científicos, sociais e históricos deixa os conteúdos soltos, fragmentados.
Hoje a Pedagogia nos coloca a disposição dados de pesquisas que nos permitem um caminhar científico relacionado ao quadro teórico prático, tornando a compreensão do que seja ensinar ou seja a busca e despertar para o conhecimento.
Aprender e Apreender: O apreender significa segurar, prender, pegar, assimilar mentalmente, entender, compreender, agarrar. Para apreender é preciso agir. Aprender significa tomar conhecimento, reter na memória mediante estudo, receber a informação de. É preciso distinguir quais ações estão presentes na meta que estabelecemos ensinar. Se for apenas receber a informação de, bastará passá-la por meio da exposição oral, como por exemplo uma palestra. No entanto, se a meta é a apropriação do conhecimento pelo aluno, é preciso se reorganizar para o apreender, isto é, assimilar mentalmente, entender e compreender.
Processo de Ensinagem: O termo ensinagem surgiu para indicar uma prática social complexa efetivada entre os sujeitos, professor e aluno, englobando tanto a ação de ensinar quanto a de apreender. O envolvimento dos sujeitos, em sua totalidade, é fundamental. Pela ensinagem deve-se possibilitar o pensar, situação em que cada estudante possa reelaborar as relações dos conteúdos, por