Trabalhos
A estatística tem como objectivo fornecer informação (conhecimento) utilizando quantidades numéricas. Seguindo este raciocínio, a estatística divide o estudo e a análise dos dados (factos numéricos) em três fases:
1. Obtenção dos dados
2. Descrição, classificação e apresentação dos dados
3. Conclusões a tirar dos dados. estatistica é a ciencia que se ocupa de coletar, organizar, analizar e interpretar dados a fim de se tomar decisoes.
Se chamarmos às variáveis X1,X2,X3,X4, ...,Xn−1,Xn os elementos da amostra de tamanho n, então uma ’estatística’ é também uma variável aleatória e é uma função f dos elementos da amostra: f(X1,X2, ...,Xn). Esta ’estatística’ é usada para estimar o valor do parâmetro da população que é desconhecido.
Uma ’estatística’ de uma a.a.s. pode tomar um padrão (conjunto) de valores previsíveis em repetidas amostragens. A este padrão chama-se distribuição amostral da ’estatística’.
Conhecida a distribuição amostral é possível saber-se o erro (um limite superior) da
’estatística’ em relação ao valor do parâmetro da população.
Esta distribuição descreve também a tendência e a precisão da ’estatística’. A precisão de uma ’estatística’ de uma a.a.s. depende do tamanho da amostra e pode ser melhorada aumentando o tamanho da amostra.
Podem surgir dificuldades no processo de amostragem. Dois tipos de erros podem ocorrer:
1. Erros de amostragem aleatórios que aparecem no processo de amostragem. dao origem a resultados diferentes dos que obteríamos se tivéssemos usado um censo. São devidos à aleatoriedade da repetição de uma experiência e são fáceis de ultrapassar, bastando para isso repetir várias vezes a experiência para obter outras amostras.
Os erros de amostragem não aleatórios não estão relacionados com a selecção da amostra. Muitas vezes são devidos à complexidade do comportamento humano.
São exemplos típicos destes erros, que surgem em inquéritos:
• a falta de dados, que pode aparecer quando não é