o Poder do RH
De acordo com a edição de 2004 do guia “ As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, das Revistas Exame e Você S.A., mostram que as melhores empresas tiveram uma rentabilidade média de 17,2% sobre o patrimônio. Essas empresas investem em capital humano, criam um ambiente favorável ao trabalho, onde se conclui que funcionários satisfeitos levam a um resultado financeiro melhor.
As pessoas hoje são peças chaves para o desempenho das organizações. O setor de RH possui um papel importante nas estratégias das empresas. Treinar, capacitar e reter talentos dentro das organizações são formas inteligentes de formar uma equipe de trabalho forte, que esteja preparada para vencer a concorrência e assim evitar despesas desnecessárias.
Segundo Ricardo Guimarães, existem diversos estudos que provam que ter a admiração dos empregados é um fator decisivo para a boa saúde financeira das empresas.
Ter um RH bem estruturado, onde os trabalhos estejam voltados de forma positiva para alcançar os objetivos da empresa e uma equipe motivada e bem treinada é uma arma poderosa na luta pela sobrevivência no mundo corporativo.
Hoje em dia é preciso que os colaboradores sejam ouvidos, a comunicação é primordial e importantíssima nas organizações, o RH é o elo que liga a alta gerência aos executores de tarefas, dentro da pirâmide hierárquica. Quando a comunicação ocorre de forma clara e precisa os objetivos esperados são alcançados mais facilmente.
Mais uma vez, segundo Ricardo Guimarães, “de pouco adianta uma empresa – às vezes não adianta nada – ter capital, tecnologia, nome, grandes marcas e os melhores equipamentos se a força de trabalho está trabalhando mal, sem interesse, sem inspiração, sem compromisso com