ADM de Recursos Humanos
Cumprimento de leis trabalhistas: A área de RH evita que ações trabalhistas sejam ajuizadas contra a empresa, e evita que os fiscais trabalhistas e previdenciários multem ou notifiquem a empresa por alguma irregularidade.
Relacionamento: Criar meios para que as relações entre essas partes sejam harmoniosas é um importante papel da área de RH. Garantindo uma boa relação com os sindicatos, a ARH evita o surgimento de greves, facilita o clima das negociações salariais e abre espaço para a celebração de eventuais acordos que a empresa necessite firmar com os sindicatos.
Clima organizacional: Para que a empresa e seus funcionários atinjam seus objetivos, é necessária a existência de um bom clima organizacional. O desempenho das pessoas no trabalho é fruto do conhecimento que elas possuem, dos recursos que elas têm para trabalhar e da sua motivação. Logo, se a empresa tem pessoas satisfeitas, motivadas, terá melhores condições para obter um bom desempenho de seus funcionários.
Mobilização de funcionários: Uma das mais importantes tarefas da ARH está ligada às diferentes formas de remunerar os trabalhadores. A remuneração é uma estratégia importantíssima na valorização dos desempenhos e no reconhecimento à capacitação dos trabalhadores. Além da remuneração, a administração de RH tem também que criar estratégias para fazer emergir nas pessoas que trabalham uma motivação que as comprometa com o alcance dos objetivos organizacionais.
Liderar o processo de gestão do desempenho dos funcionários: Essa tarefa é essencialmente importante, porque o desempenho dos funcionários interfere diretamente no desempenho da própria organização. É recomendado que essa gestão fique subordinada aos profissionais de Treinamento, pela natureza dos trabalhos envolvidos com a questão do desempenho, ainda que este deva também estar vinculado às estratégias de remuneração, para fins de incentivo e recompensa.
Atender às demandas dos funcionários: Para