Adm de recursos humanos
Como a organização é um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos em comum, inerente a seu funcionamento está a necessidade de gerir os esforços e as atividades das pessoas eu a compõem. Essa é a função da administração de recursos humanos.
Um administrador precisa planejar, recrutar, treinar, promover e remunerar os membros da organização.
2.1. A administração de recursos humanos
Os recursos humanos de uma organização compreendem todo o conjunto de talentos, habilidades, conhecimentos e potencial de desenvolvimento que cada um dos membros possui. A ARH (administração de recursos humanos) refere-se às práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em determinada organização.
2.2. Uma visão histórica da ARH
A ARH surgiu no início do século XX, no contexto da Revolução Industrial, para mediar e reduzir conflitos entre pessoas e organizações. Até a década de 1970, sua atuação estava predominantemente associada à resolução de conflitos e às questões trabalhistas.
2.3. A importância da administração de recursos humanos
Em vez de considerar as pessoas como custos que devem ser evitados ou minimizados, os membros organizacionais devem ser encarados como parceiros, com os quais é necessário colaborar para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
A ARH contribui para melhorar as competências e habilidades dos funcionários; aumentar a motivação dos trabalhadores; manter funcionários mais competentes; encorajar os não comprometidos com a organização.
2.4. Níveis de atuação da RH
No contexto organizacional são:
- Nível estratégico: definição de politicas e estratégias de recursos humano que permitam gerar vantagens competitivas sustentáveis para a organização e são da responsabilidade dos administradores do topo;
- Nivel tático: associada a