ADM DE RECURSOS HUMANOS
Nome da Consultoria: GERENCIA
Integrantes: 5 integrantes
INTRODUÇÃO
A seguir falaremos um pouco sobre as diferenças entre o Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas mostrando qual a função de cada um dentro de uma empresa. Um breve conceito e rotinas de ambos os setores, e a utilidade prática dos mesmos na rotina da organização.
Departamento Pessoal
Abordamos que Departamento Pessoal é existente na maioria das vezes em empresas de grande porte, as empresas de pequeno porte normalmente são supridas por escritórios de contabilidade “contador” da empresa. Sendo o setor interno ou externo o departamento trata de cuidar, organizar e administrar toda a rotina relacionada à relação existente entre o empregado e empregador.
O departamento é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento.
Na admissão tem como objetivo cuidar de todo o processo de integração, dentro dos critérios administrativos da empresa, tem como inicio ir à busca do profissional no mercado de trabalho adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.
Logo após a admissão o departamento também fica responsável em integrar os novos colaboradores á empresa, treinando, supervisionando, acompanhado e tirando eventuais duvidas e prestando esclarecimentos.
No setor de compensação tem como objetivo atribuição, cuidando de todo o processo de controle de frequência, pagamentos, salários , benefícios bem como de pagamentos de taxas, impostos, contribuições e elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.
No setor de desligamento o principal objetivo é cuidar de todo o processo de desligamento e de quitação de contrato e cuidar de toda rotina de fiscalização.
Como podemos ver, o Departamento Pessoal é de extrema importância na organização, sendo essencial que esteja sempre alinhado as legislações trabalhistas,