economia agroexportadora
A economia brasileira apresentou altos índices de crescimento no decorrer do século XX, acompanhando o crescimento populacional. Seu desenvolvimento levou em conta a transformação produtiva do Brasil que gerou um crescimento do PIB, PNB e de outros indicadores.
O Brasil passou basicamente de uma economia agrícola para uma economia industrial. No período de 1900 a 1930 a economia era predominantemente agroexportadora, na qual apresentava taxas de crescimento elevadas, mas instáveis . De 1930 a 1945 o crescimento foi mais lento e mais instável, a partir de 1945 até a década de 80 houve um forte crescimento econômico e diminuição da instabilidade, proporcionado pelo Plano de Metas e o Milagre Econômico, já após 1980 houve uma desaceleração significativa do crescimento econômico com aumento da instabilidade alavancado pela crise da dívida e o Plano Collor.
2. Reconstrua o gráfico 12.1, levando em consideração a evolução do problema inflacionário no Brasil .
4- Explique a evolução da vulnerabilidade externa brasileira ao longodo século XX.
A vulnerabilidade externa brasileira se dava devido a alta dependência de poucos produtos primários na pauta exportadora, tendo como principais produtos o café, o cacau, a borracha e o algodão até a década de 60. Depois desta década que a pauta de exportação se diversificava, diminuindo assim a vulnerabilidade externa do Brasil em termos de Balança Comercial, aparecendo novos produtos primários na pauta, como o ferro e a soja.
Na segunda metade do século enquanto a vulnerabilidade das exportações diminuía, a evolução da dívida leva o país a uma crescente vulnerabilidade atingindo patamares elevados na crise da dívida. A partir década de 80 há uma melhora no problema da vulnerabilidade e no endividamento.
Capítulo 13; Página 346:
1- Quais as características da economia brasileira na República Velha que justificam chamá-la de economia