pedagogia inclusão
Jéssica Pereira Pantoja*
Kerlane da Silva Borges
Marcela Santos da Costa
Rosangela dos Santos
Orientadora: Jaqueline de Araújo dos S. da Silva**
IESAP-AP
RESUMO
Este trabalho tem o intuito analisar a inclusão do aluno surdo na escola. O referencial teórico da pesquisa embasa-se em autores como Sá (1999), Glat e Nogueira (2002), Sarquis (2010) e outros. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se a pesquisa pautada na abordagem qualitativa, de cunho descritivo, sendo os dados coletados através de entrevista semi estruturada com um professor do ensino regular e observação do aluno surdo em sala de aula. A análise evidenciou que ainda é um desafio à educação inclusiva, que atenda aos interesses e as necessidades educacionais de todos os alunos e mais especificamente do aluno surdo.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Surdo. Formação docente.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi motivado pela nossa trajetória acadêmica, pelas verificações realizadas durante os estágios desenvolvidos nas escolas estaduais e municipais e principalmente pela participação em uma palestra na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que tratava do surdo e suas dificuldades no processo de inclusão, para isso, pareceu-nos relevante analisar o processo de inclusão do surdo na escola regular.
Sabe-se que as dificuldades no processo ensino aprendizagem de alunos surdos são várias, no entanto devido à política de inclusão, estão inseridos na sala de aula, todavia sem qualquer condição, pois os professores na sua maioria desconhecem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), não sabem como criar recursos visuais que possibilitem a compreensão dos conteúdos que estão sendo trabalhados, constituindo estes aspectos como entraves, barreiras de comunicação que diretamente refletem no desenvolvimento cognitivo dos alunos com surdez.
Atualmente a inclusão do aluno surdo no contexto da escola, trata do respeito às diferencias e a