Aquecimento Global
“A influência humana no sistema climático é clara, e se quisermos limitar as mudanças climáticas, precisamos reduzir a emissão dos gases de efeito estufa de maneira substancial e sustentável”.
De acordo com a cartilha de Goebbels: mensagem simples e objetiva. Mentira que, repetida inúmeras vezes, torna-se verdade…
Começando pelo começo, não há nada claro em relação à influência das atividades humanas no sistema climático, senão o contrário. E a influência do Sol? E a influência das nuvens? E a interação entre esses dois fatores, e todos os demais? Ninguém, em sã consciência, deveria acreditar numa afirmação tão simplista quando se trata de um sistema tão complexo como o climático. E, no entanto, o que se vê é que a receita de Goebbels funciona…
A previsão do tempo não acerta como se comportará o tempo depois de amanhã, e pretendem vaticinar como será daqui a 20, 50 ou 100 anos? Uma piada! Os modelos climáticos em computador, da forma como têm sido manipulados, são um desperdício, brincadeira cara e inútil, pois o que se verifica é bem diferente do que já foi previsto. A variabilidade natural do tempo é enorme, e o que estamos observando não é extraordinário.
O problema não está bem definido – pode ser que ele nem exista – e a solução proposta é a redução das emissões dos gases de efeito estufa, principalmente representados pelo dióxido de carbono, CO₂. Mais Goebbels. Convém lembrar, porém, que o Sol, a água e o CO₂ são essenciais para a fotossíntese e para a vida – tal e como a conhecemos – no planeta Terra. O CO₂ não é um poluente!
O planeta Terra está se tornando cada vez mais verde, fenômeno que tem sido chamado de “global greening”. Mais CO₂ na atmosfera da Terra tem sido um benefício para a vida em geral. As incertezas sobre a quantificação das emissões naturais de CO₂ são maiores