Filosofia
Matemática: Euclides, Apolônio.
Euclides de Alexandria, mestre, escritor de origem provavelmente grega, matemático da escola platônica, e conhecido como o Pai da Geometria.
Euclides de Alexandria foi um dos mais proeminentes matemáticos da Antigüidade. É conhecido pelo seu tratado matemático - Os Elementos - que é a obra matemática mais duradoura de todos os tempos, utilizada até os dias de hoje.
Pouco se sabe sobre a vida de Euclides. Obter informações sobre ela é muito difícil, devido ao grande número de ocorrências desse nome na Literatura da época.
Do que sabemos, pode-se citar que ensinou matemática em Alexandria, no Egito, e é provável que sua formação matemática tenha se dado na escola Platônica de Atenas, na Grécia Antiga.
A sua obra prima Os Elementos é a compilação de todo o conhecimento matemático de até então e se tornou parte do ensino da matemática por 2000 anos.
A teoria aí desenvolvida é uma das mais importantes na trajetória da Matemática, o que levou este livro a ser adotado como prioridade nas aulas desta disciplina, particularmente as de geometria, desde o momento em que foi lançado até fins do século XIX ou princípio do século XX. Esta doutrina se tornou conhecida como Geometria Euclidiana; seus conceitos foram inferidos de um pequeno grupo de axiomas – proposições consideradas consensuais, sem necessidade de provas; eles são essenciais para a elaboração de um corpo teórico.
Euclides morreu em Alexandria deixando uma contribuição inigualável para o desenvolvimento da matemática
Dos três grandes matemáticos do helenismo, Euclides, Arquimedes e Apolônio, o último tem sido o menos conhecido ao longo dos tempos. Pouco se sabe sobre sua vida, mas seus trabalhos tiveram uma influência muito grande no desenvolvimento da Matemática.
Apolônio nasceu em Perga, cidade da Anatólia, atual Turquia. Sua vocação para a Geometria foi digna de nota. Era provavelmente 20 anos mais jovem que Arquimedes e parece ter estudado e passado