Quimica experimental 1 - experimento 7 - ufpe
O experimento 7 consiste em estudar eletroquímica, a qual relaciona reações químicas à eletricidade. Para isto, construímos uma célula galvânica e avaliamos a variação do seu potencial em função da composição e concentração das soluções eletrolíticas. Também analisamos algumas reações simples de oxi-redução.
Palavras-chave: Pilha de Daniell; Agente Redutor; Agente Oxidante; Transferência de Elétrons; Eletrodos;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Experimental 2
Resultados e Discussão 2
Conclusão 4
Referências bibliográficas 5
Questões 6
Introdução
A eletroquímica é o estudo da interação entre eletricidade e reações químicas. Ela explora os fenômenos envolvidos na produção de corrente elétrica a partir da transferência de elétrons ocorrida em reações de oxi-redução, como também, a utilização de corrente na produção dessas reações.
As primeiras análises da eletroquímica são datadas do século XVIII, a partir das pesquisas de Galvani e da invenção da pilha de Alexandre Volta. Essa pilha consistia numa serie alternada de cobre e zinco separados por um algodão embebido em solução salina. No século seguinte, John Frederic Daniell aperfeiçoou o esquema de montagem e eficiência da pilha. Ele a separou em duas células, os eletrodos de cobre e zinco, e conectou a eles uma ponte salina a qual permite o fluxo de elétrons. (Figura 1).
Figura 1. Esquema de montagem de uma pilha.
A essência da pilha consiste na transferência de elétrons de uma espécie química que oxida, ou seja, doa os elétrons para a outra que reduz. O deslocamento das cargas ocorre do ânodo (eletrodo negativo) para o cátodo (eletrodo positivo). Esse deslocamento ocorre devido a uma diferença de potencial entre as espécies envolvidas.
A transferência de elétrons de uma espécie para outra é um dos processos fundamentais que permitem a vida, a fotossíntese, as células de combustível e a purificação dos metais.
Com esse experimento teremos contato com a base da