Princípios da Segurança, ameaças e estratégias.
Cascavel, 20 de Março de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO. 3
2. PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA. 4
3. AMEAÇAS 4
3.1 VÍRUS 4
3.2 WORM 5
3.3 BOT 5
3.4 BOTNET 5
3.5 SPYWARE 5
3.6 BACKDOOR 5
3.7 KEYLOGGER 5
3.8 SCREENLOGGER 5
3.9 TROJAN 6
3.10 ENGENHARIA SOCIAL 6
4. ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA 6
1. INTRODUÇÃO.
Sabemos que não existe ambiente totalmente seguro e diariamente estamos sujeitos a ataques online, tanto como usuários comuns como no mundo corporativo. Novas ameaças surgem todos os dias e para evitar tais problemas é necessário conhecer os tipos de invasão, os preceitos que regem a segurança e as formas de combate e prevenção.
2. PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA.
A segurança da informação busca sempre reduzir os riscos de vazamento de informação, uso indevido dos recursos de TI, paralisações do serviço e integridade de dados de equipamentos de uma pessoa ou empresa, para tal uma solução de segurança deve se basear nos preceitos listados abaixo.
Confidencialidade: Garantir que as informações sejam disponibilizadas para as pessoas corretas e autorizadas e impedir que esse acesso chegue a outros.
Integridade: Garantir que a informação não sofra alterações que causem danos.
Disponibilidade: Garantir que as informações estejam disponíveis quando preciso, em qualquer momento e lugar autorizado.
Autenticidade: Garantir a identidade de quem está repassando a informação, não deixando o emissor se esquivar da autoria da mensagem.
Não Repudio: Garantir um relatório de informações, para que o usuário não consiga negar a autoria de sua alteração ou modificação. 3. AMEAÇAS
3.1 VÍRUS
Programas que se propagam infectando e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que se manifeste é necessário o usuário executar um programa